Inteligência Artificial: como essa ferramenta surgiu e como as empresas estão utilizando a IA no trabalho?
Por Júlia Neres / @julianeres_
Você com certeza já ouviu falar sobre inteligência artificial e até mesmo deve ter usado
alguma, como o ChatGPT. Mas, você sabe o que é uma inteligência artificial, como ela
funciona ou como ela pode ser benéfica para o seu trabalho?
Hoje em dia, o assunto da inteligência artificial não é novidade para ninguém. Essas
máquinas têm estado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja no trabalho,
nos estudos, em criações e muito mais!
Mas o que é a inteligência artificial e como ela surgiu?
Inteligência artificial / Reprodução: Freepik
As primeiras contribuições para a inteligência artificial
Walter Pitts e Warren McCulloch foram os criadores de um modelo computacional para as
redes neurais baseado em matemática e algoritmos. Esse modelo deu abertura para duas
abordagens, uma delas sendo a aplicação das redes neurais à inteligência artificial. Os dois
também foram os responsáveis, em 1943, pela criação da primeira ideia de neurônio
artificial.
Outro nome que contribuiu foi Alan Turing, com seu artigo “Computing Machinery and
Intelligence” (Máquinas Computacionais e Inteligência), no qual propôs o “Teste de Turing”
ou Jogo da Imitação. Esse teste, basicamente, propunha que alguém descubra qual
resposta é de um humano e qual é de uma máquina, e, se não fossem capazes de
distinguir, isso significa que haveria diferenciação entre a máquina e o humano.
Afinal, o que é IA?
O termo Inteligência Artificial vem, então, em 1956, na conferência de Dartmouth, pelo
cientista John McCarthy. O termo veio com o objetivo de descrever a capacidade de
máquinas terem o pensamento e raciocínio semelhante ao de seres humanos. Depois
disso, o termo foi utilizado para descrever o campo da ciência que envolve a criação das
máquinas com características da mente humana.
Inteligência artificial / Reprodução: Freepik
Inteligência Artificial e Comunicação
Nos últimos anos, ocorreu um aumento significativo das inteligências artificiais, que estão
em um desenvolvimento cada vez mais rápido e alarmante. Como dito anteriormente, a IA é
um campo científico relacionado às máquinas e computadores com capacidade de
raciocínio semelhante a seres humanos.
Atualmente, muitas empresas recorrem a essas inteligências como forma de acrescentar
ao trabalho, enxergando os benefícios e vantagens de usá-las à seu favor no mundo
corporativo!
Com a grande variedade de inteligências para criação e correção de textos, criação de
imagens e vídeos e até mesmo transformar textos em vídeos, as empresas têm apostado
cada vez mais na implementação dela no dia a dia de seus colaboradores, sendo uma
ferramenta de potencial para o trabalho.
Nova aposta: conheça os influenciadores virtuais que vem fortalecendo o branding
das empresas
Um dos principais pilares da comunicação é o planejamento. Por meio dele, temos acesso
a ferramentas como a Brand Persona, que transforma todos os valores, conceitos e ideias
de uma empresa em uma pessoa. A humanização dessa persona é uma estratégia que vem
se destacando nos últimos anos, e com a inteligência artificial fica ainda mais acessível
investir no avatar!
Um grande case de sucesso é a Nat, o bot (robô de internet) da Natura. Inicialmente, a Nat foi
lançada em 2016 apenas no Facebook, visando atender às compras de presente dos consumidores.
Seu aprimoramento para reduzir os atendimentos da Central de Relacionamento abrange uma vasta
equipe, contando com o setor de marketing, tecnologia digital, relacionamento com cliente e
consultoras de beleza.
Nat da Natura / Fonte: Blog da Natura
A Nat foi desenvolvida com uma equipe multidisciplinar que levou em consideração idades,
contextos sociais e as diferentes regiões do nosso país. Tendo isso em vista, seu avatar
precisava representar todas as consultoras em apenas uma persona. Hoje em dia,
ela fornece informações, boletos, vias etc.
Outra aposta da empresa foi a conta no aplicativo X - antigo Twitter, no qual a Nat participa
de trends, hashtags, faz memes, interage com os seguidores e posta muitas fotos e vídeos.
Perfil da Nat Natura no X - antigo Twitter / Fonte: Reprodução X
Criando uma forte relação com seu público, humanizando e aproximando a marca de quem
a consome. Não só a Natura, mas a Lu do Magazine Luiza, O Baianinho (ou CB) da Casas
Bahia e uma das mais famosas, a Lil Miquela.
personalidade das redes sociais / Reprodução: The Times.
Esses avatares ou influencers virtuais atuam como os reais, se conectando com o público.
Por meio deles, as marcas conseguem focar nos consumidores, se humanizar, participar
dos canais de comunicação, inovar em suas campanhas e ainda alcançar um maior
engajamento do público.
Essa estratégia fortalece o branding das empresas reforçando seu posicionamento: gera
identificação com o público trazendo mais consumidores para a marca e, diferente dos
influenciadores reais, se tem mais controle do influenciador virtual, podendo evitar
polêmicas e ações que prejudiquem sua imagem.
Esse é um mercado com muito potencial que vem se destacando, principalmente pela era
digital em que vivemos, com o avanço das tecnologias e com as gerações cada vez mais
antenadas nelas. Os avatares estão conseguindo crescer e ganhar espaço no mercado,
sendo bem recepcionados pelas pessoas que eles alcançam.
Agora que você já conhece mais sobre Inteligência Artificial e uma de suas aplicações na
comunicação das empresas, acompanhe a @criaufmg no Instagram para não perder
nenhuma tendência, estratégia e assunto da Comunicação!
Amei, muito interessante!
ResponderExcluirAdorei o texto, foi bem desenvolvido e tem uma ótima base de pesquisa.
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