Inteligência Artificial: como essa ferramenta surgiu e como as empresas estão utilizando a IA no trabalho?

 Por Júlia Neres / @julianeres_

Você com certeza já ouviu falar sobre inteligência artificial e até mesmo deve ter usado

alguma, como o ChatGPT. Mas, você sabe o que é uma inteligência artificial, como ela

funciona ou como ela pode ser benéfica para o seu trabalho?


Hoje em dia, o assunto da inteligência artificial não é novidade para ninguém. Essas

máquinas têm estado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja no trabalho,

nos estudos, em criações e muito mais!


Mas o que é a inteligência artificial e como ela surgiu?


Reprodução: Freepik


Inteligência artificial / Reprodução: Freepik


As primeiras contribuições para a inteligência artificial


Walter Pitts e Warren McCulloch foram os criadores de um modelo computacional para as

redes neurais baseado em matemática e algoritmos. Esse modelo deu abertura para duas

abordagens, uma delas sendo a aplicação das redes neurais à inteligência artificial. Os dois

também foram os responsáveis, em 1943, pela criação da primeira ideia de neurônio

artificial.


Outro nome que contribuiu foi Alan Turing, com seu artigo “Computing Machinery and

Intelligence” (Máquinas Computacionais e Inteligência), no qual propôs o “Teste de Turing”

ou Jogo da Imitação. Esse teste, basicamente, propunha que alguém descubra qual

resposta é de um humano e qual é de uma máquina, e, se não fossem capazes de

distinguir, isso significa que haveria diferenciação entre a máquina e o humano.


Afinal, o que é IA?


O termo Inteligência Artificial vem, então, em 1956, na conferência de Dartmouth, pelo

cientista John McCarthy. O termo veio com o objetivo de descrever a capacidade de

máquinas terem o pensamento e raciocínio semelhante ao de seres humanos. Depois

disso, o termo foi utilizado para descrever o campo da ciência que envolve a criação das

máquinas com características da mente humana.


Reprodução: Freepik


Inteligência artificial / Reprodução: Freepik


Inteligência Artificial e Comunicação


Nos últimos anos, ocorreu um aumento significativo das inteligências artificiais, que estão

em um desenvolvimento cada vez mais rápido e alarmante. Como dito anteriormente, a IA é

um campo científico relacionado às máquinas e computadores com capacidade de

raciocínio semelhante a seres humanos. 


Atualmente, muitas empresas recorrem a essas inteligências como forma de  acrescentar

ao trabalho, enxergando os benefícios e vantagens de usá-las à seu favor no mundo

corporativo!


Com a grande variedade de inteligências para criação e correção de textos, criação de

imagens e vídeos e até mesmo transformar textos em vídeos, as empresas têm apostado

cada vez mais na implementação dela no dia a dia de seus colaboradores, sendo uma

ferramenta de potencial para o trabalho.


Nova aposta: conheça os influenciadores virtuais que vem fortalecendo o branding

das empresas


Um dos principais pilares da comunicação é o planejamento. Por meio dele, temos acesso

a ferramentas como a Brand Persona, que transforma todos os valores, conceitos e ideias

de uma empresa em uma pessoa. A humanização dessa persona é uma estratégia que vem

se destacando nos últimos anos, e com a inteligência artificial fica ainda mais acessível

investir no avatar!


Um grande case de sucesso é a Nat, o bot (robô de internet) da Natura. Inicialmente, a Nat foi

lançada em 2016 apenas no Facebook, visando atender às compras de presente dos consumidores.

Seu aprimoramento para reduzir os atendimentos da Central de Relacionamento abrange uma vasta

equipe, contando com o setor de marketing, tecnologia digital, relacionamento com cliente e

consultoras de beleza.


Nat da Natura / Fonte: Blog da Natura


Nat da Natura / Fonte: Blog da Natura


A Nat foi desenvolvida com uma equipe multidisciplinar que levou em consideração idades,

contextos sociais e as diferentes regiões do nosso país. Tendo isso em vista, seu avatar

precisava representar todas as consultoras em apenas uma persona. Hoje em dia,

ela fornece informações, boletos, vias etc.


Outra aposta da empresa foi a conta no aplicativo X - antigo Twitter, no qual a Nat participa

de trends, hashtags, faz memes, interage com os seguidores e posta muitas fotos e vídeos.


Perfil da Nat Natura no X - antigo Twitter.


Perfil da Nat Natura no X - antigo Twitter / Fonte: Reprodução X


Criando uma forte relação com seu público, humanizando e aproximando a marca de quem

a consome. Não só a Natura, mas a Lu do Magazine Luiza, O Baianinho (ou CB) da Casas

Bahia e uma das mais famosas, a Lil Miquela.



Lu do Magalu / Reprodução: Mercado e Consumo; Baianinho ou CB da Casas Bahia / Reprodução: B9; e Lil Miquela,

personalidade das redes sociais / Reprodução: The Times.


Esses avatares ou influencers virtuais atuam como os reais, se conectando com o público.

Por meio deles, as marcas conseguem focar nos consumidores, se humanizar, participar

dos canais de comunicação, inovar em suas campanhas e ainda alcançar um maior

engajamento do público.


Essa estratégia fortalece o branding das empresas reforçando seu posicionamento: gera

identificação com o público trazendo mais consumidores para a marca e, diferente dos

influenciadores reais, se tem mais controle do influenciador virtual, podendo evitar

polêmicas e ações que prejudiquem sua imagem.


Esse é um mercado com muito potencial que vem se destacando, principalmente pela era

digital em que vivemos, com o avanço das tecnologias e com as gerações cada vez mais

antenadas nelas. Os avatares estão conseguindo crescer e ganhar espaço no mercado,

sendo bem recepcionados pelas pessoas que eles alcançam.


Agora que você já conhece mais sobre Inteligência Artificial e uma de suas aplicações na

comunicação das empresas, acompanhe a @criaufmg no Instagram para não perder

nenhuma tendência, estratégia e assunto da Comunicação!




Comentários

  1. Amei, muito interessante!

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  2. Adorei o texto, foi bem desenvolvido e tem uma ótima base de pesquisa.

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