Primeiro lugar geral da AAFAFICH na Copa União: qual o significado dessa conquista?

 Catarina Silveira / @catarinamls02

Qual o tamanho de um troféu? O que significa o título de um campeonato? Qual o valor de uma conquista? 

Essas perguntas são muito comuns no âmbito esportivo, inclusive universitário, após a disputa de um campeonato ou de uma final, mas qual seria o jeito certo de respondê-las?

Ao final do mês de janeiro, a AAFAFICH conquistou o primeiro lugar geral na Copa União de 2024, competição disputada no segundo semestre letivo do ano. Apesar da competição não ser a maior disputada pela atlética, essa conquista inédita do primeiro lugar, que vai além das quadras e das medalhas, possui um valor enorme para a instituição.


Time de vôlei masculino junto da torcida após a vitória da modalidade e a vitória do primeiro lugar geral. 

Todos os semestres, as associações atléticas universitárias participam de várias competições esportivas e para a AAFAFICH não seria diferente. Os principais campeonatos disputados pelos times da UFMG são o Inter UFMG no primeiro semestre do ano e a Copa União no segundo semestre, sendo que nem todas as atléticas participam deste campeonato. A Copa União surgiu no ano de 2016 a partir de uma união de atléticas que não tinham tanto espaço e poder competitivo no Inter UFMG, por isso atléticas como Conclave (Medicina), Vetusta (Direito) e EEFFETO (Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) não participam dessa competição, pois essas associações, historicamente, possuem mais atletas e mais recursos para competir. Até a edição de 2024, os melhores resultados da AAFAFICH no torneio tinham sido em 2019 e em 2023 com o segundo lugar geral.

Sobretudo, uma campanha vitoriosa, como a de 2024, exige um planejamento intenso e bem trabalhado. Os ex-diretores esportivos (durante o campeonato ainda ativos nos cargos) e atletas da AAFAFICH, Mateus Vieira (Publicidade e Propaganda) e Nathalia Andrade (Ciências Sociais), contam que, além dos objetivos de ganhar a Copa União e obter bons resultados nas modalidades, a meta para 2024 sempre foi tornar-se referência em gestão esportiva na UFMG. “O resultado da Copa União é um resultado palpável do nosso trabalho, mas ser referência em nível de gestão esportiva é algo que a gente vê em pequenas coisas, em pequenos momentos”, disse Nath ao comentar sobre a motivação para executar o trabalho de excelência que levou ao título da Copa. 


    Mateus durante a final do vôlei maculino.
Nathalia durante a final do handebol feminino.
Além disso, a conquista do campeonato é fruto de um trabalho de valorização e de continuação que acontece a muitas gestões na atlética e que foi potencializado e personalizado no ano passado. Um dos grandes focos para o torneio foram as modalidades individuais, esportes em que a vitória ou o pódio fornecem muitos pontos importantes para o placar geral.

Quando perguntados sobre o sentimento ao alcançar o primeiro lugar geral pela primeira vez, Math responde: “Como a gente nunca tinha chegado nesse lugar, era difícil acreditar que estava acontecendo”. Os atletas admitiram fazer previsões de possíveis resultados para o dia da final, porém apenas conseguiram comemorar após o apito final do último jogo e, assim, manifestar toda sua felicidade. “Acho que mais do que só a gente (Mateus e Nathalia) saber ou os assessores [saberem], todo mundo saber e compartilhar desse mesmo sentimento de ‘chegamos até aqui’”, completa Mateus ao descrever a alegria e realização da conquista compartilhada por todos envolvidos na associação.

Torcida, atletas e gestão comemorando a conquista da Copa União.

Portanto, o significado maior desse título é a conquista de um espaço de destaque, que muitas vezes não é ocupado por atléticas de Ciências Humanas, mas que a AAFAFICH conseguiu e se tornou um exemplo para muitas associações do meio universitário. Nath finaliza dizendo: “Essa conquista significa muito trabalho e muito esforço, mas também representa todo esse processo e todo esse lugar no qual a gente alcançou e que não é necessariamente o lugar de campeão, mas sim um lugar de respeito, de consideração e de observação”.

A vitória geral deste campeonato certamente é um divisor de águas para a atlética, tanto internamente quanto externamente, para a continuidade do projeto e para futuras disputas esportivas ao longo do ano.

Comentários

Postar um comentário