Cazé TV, Canal GOAT e mais: como as transmissões online têm revolucionado a comunicação esportiva no Brasil
Por Pedro Falco / @pedrofalcoo
Cazé TV e Canal GOAT. Fotos: Divulgação.
Com o recorrente desenvolvimento de novas tecnologias, a sociedade está experimentando
transformações constantes em diferentes áreas, e no mundo da comunicação isso não
poderia ser diferente. Durante anos, grandes campeonatos foram monopolizados por
emissoras de televisão tradicionais, mas, nos últimos tempos, essa realidade tem mudado.
Competições antes restritas aos grandes conglomerados são transmitidas, de forma gratuita
e pela internet, por iniciativas como a Cazé TV e o Canal GOAT. Esse fenômeno tem causado
uma série de mudanças na forma como o esporte é apresentado para o público.
Criada em novembro de 2022 para a transmissão da Copa do Mundo, a Cazé TV é uma
parceria entre o influenciador Casimiro Miguel e a LiveMode, empresa de mídia e marketing
esportivo. Apostando em um tom mais descontraído e em figuras pouco convencionais nas
antigas coberturas, conquistou rapidamente a simpatia de uma parte do público. Em cerca de
dois anos, já conta com uma série de competições importantes em seu catálogo, como
Campeonato Brasileiro, Eurocopa e Jogos Olímpicos.
Casimiro Miguel, sócio-fundador do canal. Foto: Divulgação/Cazé TV.
Embora represente uma ideia incrível para alguns, a proposta é criticada por outros, que a
consideram uma queda na qualidade das transmissões. Durante as Olimpíadas, por exemplo,
o canal esteve no centro de algumas polêmicas, que envolviam Nathaly Dias, a Blogueirinha
de Baixa Renda, e Guilherme Beltrão, jornalista e comentarista titular da Cazé TV. No
entanto, a participação de influenciadores e personalidades distantes do cenário esportivo,
como o caso de Milton Cunha, que comandou a abertura de Paris 2024, e Diogo Defante,
que produziu materiais exclusivos para os programas ao vivo, é vista positivamente por
muitos, além de resumir o que se propõem a fazer os envolvidos: uma comunicação diferente
da habitual, inovadora e descontraída.
Cobertura das Olimpíadas de Paris, com Milton Cunha e Serginho. Foto: Divulgação/Cazé TV.
“Uma coisa importante e que é a base de conversa entre nós é que esporte é algo muito
importante na vida de muita gente e ele precisa ser respeitado pela sua essência, pelo que
representa. As modalidades e os resultados se misturam à vida desses atletas. Temos
comunicadores de todos os estilos, mas informação é um princípio básico que não abrimos
mão. Somos diferentes e fora da caixa, mas só após entregar a seriedade que o esporte
merece. Aqui todo mundo estuda e sabe tudo, desde as modalidades até o que cada atleta
vivenciou. Temos a base.”, afirmou Luís Felipe Freitas, narrador da Cazé TV, ao portal F5.
Outro ponto relevante é a democratização do acesso aos jogos. Com recorde de 8 milhões
de aparelhos conectados simultaneamente durante uma partida da seleção brasileira, a Cazé
TV reúne entretenimento, informação e interatividade, inclusive para aqueles que não têm
acesso às opções pagas. O fato de estar alocado em plataformas digitais também contribui
para o sucesso do canal, já que o consumo dos conteúdos pode ser feito de qualquer lugar.
Com 16,6 milhões de inscritos, anunciou no último mês a aquisição de jogos do Brasileirão
no triênio 2025-2027. O acordo inclui um evento por rodada, transmitido via YouTube.
“Nós percebemos que havia muita demanda pela continuidade. Essa democratização do
futebol, para nós, passa por oferecer transmissões ao vivo de forma gratuita. Nós iremos
sempre manter esse caminho, de oferecer gratuidade”, disse Patrícia Muratori, diretora do
YouTube na América Latina.
Um pouco mais novo, o Canal GOAT surgiu em julho de 2023 e, logo de cara, divulgou a
compra de torneios como a Copa Argentina e a NWSL. Depois, firmou contratos de maior
expressão, como os da Série C do Brasileirão, Campeonato Saudita, Bundesliga, Stock Car e
NBB. Com 3,84 milhões de pessoas em sua comunidade e nomes de peso contratados,
como Magno Navarro e Chico Pedrotti, o veículo chegou a transmitir em 2024 os estaduais
de Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará, e segue com partidas da segunda divisão nacional.
Transmissão do Brasileirão Série B. Foto: Divulgação/Canal GOAT.
Enquanto gigantes da TV como Band, Globo, SBT e Record continuam a dominar o mercado,
Canal GOAT e Cazé TV emergem como alternativas viáveis e gratuitas. Outros recursos de
streaming, como Disney+, Globoplay, MAX, Paramount+ e Prime Video, também entraram
nessa disputa, ampliando as opções para o público. A escolha de em qual plataforma assistir
a jogos de futebol tornou-se uma questão de preferência pessoal. Entretanto, o que é certo é
que temos cada vez mais possibilidades - e que elas se tornem cada vez mais democráticas.
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