Cazé TV, Canal GOAT e mais: como as transmissões online têm revolucionado a comunicação esportiva no Brasil

     Por Pedro Falco / @pedrofalcoo

Cazé TV e Canal GOAT. Fotos: Divulgação.


Com o recorrente desenvolvimento de novas tecnologias, a sociedade está experimentando

transformações constantes em diferentes áreas, e no mundo da comunicação isso não

poderia ser diferente. Durante anos, grandes campeonatos foram monopolizados por

emissoras de televisão tradicionais, mas, nos últimos tempos, essa realidade tem mudado.

Competições antes restritas aos grandes conglomerados são transmitidas, de forma gratuita

e pela internet, por iniciativas como a Cazé TV e o Canal GOAT. Esse fenômeno tem causado

uma série de mudanças na forma como o esporte é apresentado para o público.


Criada em novembro de 2022 para a transmissão da Copa do Mundo, a Cazé TV é uma

parceria entre o influenciador Casimiro Miguel e a LiveMode, empresa de mídia e marketing

esportivo. Apostando em um tom mais descontraído e em figuras pouco convencionais nas

antigas coberturas, conquistou rapidamente a simpatia de uma parte do público. Em cerca de

dois anos, já conta com uma série de competições importantes em seu catálogo, como

Campeonato Brasileiro, Eurocopa e Jogos Olímpicos.


Casimiro Miguel, sócio-fundador do canal. Foto: Divulgação/Cazé TV.


Embora represente uma ideia incrível para alguns, a proposta é criticada por outros, que a

consideram uma queda na qualidade das transmissões. Durante as Olimpíadas, por exemplo,

o canal esteve no centro de algumas polêmicas, que envolviam Nathaly Dias, a Blogueirinha

de Baixa Renda, e Guilherme Beltrão, jornalista e comentarista titular da Cazé TV. No

entanto, a participação de influenciadores e personalidades distantes do cenário esportivo,

como o caso de Milton Cunha, que comandou a abertura de Paris 2024, e Diogo Defante,

que produziu materiais exclusivos para os programas ao vivo, é vista positivamente por

muitos, além de resumir o que se propõem a fazer os envolvidos: uma comunicação diferente

da habitual, inovadora e descontraída.


Cobertura das Olimpíadas de Paris, com Milton Cunha e Serginho. Foto: Divulgação/Cazé TV.


“Uma coisa importante e que é a base de conversa entre nós é que esporte é algo muito

importante na vida de muita gente e ele precisa ser respeitado pela sua essência, pelo que

representa. As modalidades e os resultados se misturam à vida desses atletas. Temos

comunicadores de todos os estilos, mas informação é um princípio básico que não abrimos

mão. Somos diferentes e fora da caixa, mas só após entregar a seriedade que o esporte

merece. Aqui todo mundo estuda e sabe tudo, desde as modalidades até o que cada atleta

vivenciou. Temos a base.”, afirmou Luís Felipe Freitas, narrador da Cazé TV, ao portal F5.


Outro ponto relevante é a democratização do acesso aos jogos. Com recorde de 8 milhões

de aparelhos conectados simultaneamente durante uma partida da seleção brasileira, a Cazé

TV reúne entretenimento, informação e interatividade, inclusive para aqueles que não têm

acesso às opções pagas. O fato de estar alocado em plataformas digitais também contribui

para o sucesso do canal, já que o consumo dos conteúdos pode ser feito de qualquer lugar.


Com 16,6 milhões de inscritos, anunciou no último mês a aquisição de jogos do Brasileirão

no triênio 2025-2027. O acordo inclui um evento por rodada, transmitido via YouTube.


“Nós percebemos que havia muita demanda pela continuidade. Essa democratização do

futebol, para nós, passa por oferecer transmissões ao vivo de forma gratuita. Nós iremos

sempre manter esse caminho, de oferecer gratuidade”, disse Patrícia Muratori, diretora do

YouTube na América Latina.


Um pouco mais novo, o Canal GOAT surgiu em julho de 2023 e, logo de cara, divulgou a

compra de torneios como a Copa Argentina e a NWSL. Depois, firmou contratos de maior

expressão, como os da Série C do Brasileirão, Campeonato Saudita, Bundesliga, Stock Car e

NBB. Com 3,84 milhões de pessoas em sua comunidade e nomes de peso contratados,

como Magno Navarro e Chico Pedrotti, o veículo chegou a transmitir em 2024 os estaduais

de Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará, e segue com partidas da segunda divisão nacional.


Transmissão do Brasileirão Série B. Foto: Divulgação/Canal GOAT.


Enquanto gigantes da TV como Band, Globo, SBT e Record continuam a dominar o mercado,

Canal GOAT e Cazé TV emergem como alternativas viáveis e gratuitas. Outros recursos de

streaming, como Disney+, Globoplay, MAX, Paramount+ e Prime Video, também entraram

nessa disputa, ampliando as opções para o público. A escolha de em qual plataforma assistir

a jogos de futebol tornou-se uma questão de preferência pessoal. Entretanto, o que é certo é

que temos cada vez mais possibilidades - e que elas se tornem cada vez mais democráticas.

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