Campanha “em busca dos (A)gentes do futuro”: conheça mais sobre a divulgação do processo seletivo 2024/2 da Cria UFMG

      Por Felipe Mota / @felipemota_ls

Um dos momentos mais aguardados e planejados gestão após gestão é a Campanha do

Processo Seletivo da Cria UFMG. Assim como no mercado sênior, a empresa abre suas

portas para atrair e capacitar novos membros da área da comunicação. Esse momento

necessita de muita organização e estratégia por parte das pessoas responsáveis pelo

processo seletivo.

Bastidores das gravações para a campanha PS 24.2


Em 2024/2, as diretorias de Marketing e Vice-Presidência de Gente e Gestão se reuniram, no

fim do mês de agosto, para traçar os objetivos e as ações a serem realizadas na campanha.

As principais metas a serem atingidas se resumiam em: diversificar os cursos de

comunicação presentes e ter candidatos motivados com a empresa. Após essa definição, o

Comitê de Diversidade e Inclusão da Cria também se reuniu para debater sobre como

potencializar a entrada de estudantes na empresa.


Após essa fase de construção, durante um brainstorming realizado pela equipe de Marketing,

os integrantes chegaram a conclusão de um tema que abordaria tanto D&I, quanto um

storytelling interessante e inovador para o público-alvo (estudantes de Jornalismo, Relações

Públicas e Publicidade e Propaganda): “OPERAÇÃO CRIA: em busca dos (A)gentes do

futuro!”. Um ponto chave dessa temática é a associação a um dos valores essenciais da

Cria: ser um (A)gente de mudança, que significa “assumir um papel ativo, enquanto membro,

pelas transformações sociais em prol da Diversidade e Inclusão na empresa e no meio em

que se insere” de acordo com o Brandbook da empresa.


Post de abertura das inscrições - PS 24.2


Com as ideias alinhadas, o Marketing iniciou a execução do planejamento e criação das

peças gráficas e audiovisuais da campanha. De acordo com o gerente de marketing Hugo

Gonçalves, “fazer o planejamento é uma das melhores partes da campanha". Para ter uma

maior assertividade nessa etapa, é importante se colocar no lugar dos calouros e entender os

interesses em comum entre eles. “Devemos pensar em como trazer as informações de forma

clara, objetiva e chamativa. Todo o planejamento da campanha foi feito com base nisso”

completou Hugo. Uma outra estratégia de sucesso foi o uso de duas estéticas visuais para a

campanha: digital e manual. De início, o Marketing buscou trabalhar uma “investigação

cibernética”, com elementos de programação, computadores e gráficos. Depois, o visual se

converteu em uma operação física, com pastas, lupas, digitais de dedos, documentos e

quadros de pistas. Todas essas referências foram fundamentais para dinamizar e embasar o

storytelling e a produção de conteúdos.


Nas redes sociais, o pontapé da campanha foi o vídeo de prévia, no dia 23 de setembro, que

divulga misteriosamente a data e o horário para o lançamento do trailer oficial, que saiu no

dia seguinte. A produção do trailer envolveu diretores de diferentes áreas da empresa que

buscam resolver um problema interno, no qual a solução final é a abertura de uma “operação

de (A)gentes secretos”. A chave para esse primeiro enigma é a inscrição no processo seletivo

da Cria. Após esses lançamentos, foram produzidas mais de oito peças gráficas para

divulgação no perfil institucional @sejacriaufmg


Outro ponto fundamental para o sucesso da campanha foram os dois eventos organizados

pela VPGG, com apoio das outras diretorias. A Copa Cria, que aconteceu no dia 03 de

outubro, foi um evento de recepção da Cria com os calouros de comunicação, com muitas

dinâmicas e descontração de uma maneira jovem de ser. Já no Primeiro InPacto, no dia 09

de outubro, a empresa foi apresentada para os calouros de uma forma leve e atraente, com

pautas de membros que já passaram na empresa e que estão construindo uma trajetória

exemplar no mercado, além da ativação de parceiros, como a Sydle e a RedBull. Esses

pontos de contato presenciais foram cruciais para despertar o interesse das pessoas na

Cria. 


Copa Cria - 03/10/2024 - Gramado do CAD 02


Primeiro InPacto - 09/10/2024 - Auditório Bicalho


Com toda essa estrutura de divulgação, o processo seletivo iniciou no dia 11 de outubro, com

33 inscrições, o que é um número alto em comparação com outras edições. Ademais, tiveram

uma diversidade de inscritos dos três cursos da área da comunicação, atingindo o objetivo

traçado em agosto. “O engajamento dos calouros com a campanha trainee foi extremamente

positivo, considerando as minhas experiências e relatos externos sobre os processos

seletivos anteriores.” de acordo com Willian, Coordenador de Gente da Cria. 


Para os membros atuais da empresa, foi gratificante ver o esforço de toda a construção que

teve muito zelo por cada estratégia pensada e o resultado obtido. Willian comenta a reação

com a repercussão da divulgação: “fiquei surpreso quando chegou o prazo final de inscrições

e tivemos um número maior do que esperávamos! Como tenho um maior contato com os

participantes do processo seletivo, estou bastante satisfeito com a interação deles nas ações.

Um case de sucesso muito valioso para a Cria.” 


Segundo Bianca, assessora de marketing, “a campanha PS foi minha primeira experiência

com produção de identidade visual. Foi um momento de grande aprendizagem,

principalmente na busca de referências e na utilização de softwares como Figma e Illustrator”.

A partir desse depoimento, é possível afirmar que a campanha impacta positivamente o

público-alvo, bem como os próprios membros da empresa, entregando desenvolvimento

profissional em diferentes hards skills.


A entrega dessa campanha foi mais um case de sucesso para a Cria UFMG nesses 25 anos

de história. O objetivo inicial não se encerra no processo seletivo, já que ele transcende as

estruturas organizacionais da empresa, desenvolvendo novos indivíduos em uma experiência

incomparável de Movimento Empresa Júnior. Afinal, no fim, é tudo sobre formar pessoas!


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