Campanha “em busca dos (A)gentes do futuro”: conheça mais sobre a divulgação do processo seletivo 2024/2 da Cria UFMG
Por Felipe Mota / @felipemota_ls
Um dos momentos mais aguardados e planejados gestão após gestão é a Campanha do
Processo Seletivo da Cria UFMG. Assim como no mercado sênior, a empresa abre suas
portas para atrair e capacitar novos membros da área da comunicação. Esse momento
necessita de muita organização e estratégia por parte das pessoas responsáveis pelo
processo seletivo.
Bastidores das gravações para a campanha PS 24.2
Em 2024/2, as diretorias de Marketing e Vice-Presidência de Gente e Gestão se reuniram, no
fim do mês de agosto, para traçar os objetivos e as ações a serem realizadas na campanha.
As principais metas a serem atingidas se resumiam em: diversificar os cursos de
comunicação presentes e ter candidatos motivados com a empresa. Após essa definição, o
Comitê de Diversidade e Inclusão da Cria também se reuniu para debater sobre como
potencializar a entrada de estudantes na empresa.
Após essa fase de construção, durante um brainstorming realizado pela equipe de Marketing,
os integrantes chegaram a conclusão de um tema que abordaria tanto D&I, quanto um
storytelling interessante e inovador para o público-alvo (estudantes de Jornalismo, Relações
Públicas e Publicidade e Propaganda): “OPERAÇÃO CRIA: em busca dos (A)gentes do
futuro!”. Um ponto chave dessa temática é a associação a um dos valores essenciais da
Cria: ser um (A)gente de mudança, que significa “assumir um papel ativo, enquanto membro,
pelas transformações sociais em prol da Diversidade e Inclusão na empresa e no meio em
que se insere” de acordo com o Brandbook da empresa.
Post de abertura das inscrições - PS 24.2
Com as ideias alinhadas, o Marketing iniciou a execução do planejamento e criação das
peças gráficas e audiovisuais da campanha. De acordo com o gerente de marketing Hugo
Gonçalves, “fazer o planejamento é uma das melhores partes da campanha". Para ter uma
maior assertividade nessa etapa, é importante se colocar no lugar dos calouros e entender os
interesses em comum entre eles. “Devemos pensar em como trazer as informações de forma
clara, objetiva e chamativa. Todo o planejamento da campanha foi feito com base nisso”
completou Hugo. Uma outra estratégia de sucesso foi o uso de duas estéticas visuais para a
campanha: digital e manual. De início, o Marketing buscou trabalhar uma “investigação
cibernética”, com elementos de programação, computadores e gráficos. Depois, o visual se
converteu em uma operação física, com pastas, lupas, digitais de dedos, documentos e
quadros de pistas. Todas essas referências foram fundamentais para dinamizar e embasar o
storytelling e a produção de conteúdos.
Nas redes sociais, o pontapé da campanha foi o vídeo de prévia, no dia 23 de setembro, que
divulga misteriosamente a data e o horário para o lançamento do trailer oficial, que saiu no
dia seguinte. A produção do trailer envolveu diretores de diferentes áreas da empresa que
buscam resolver um problema interno, no qual a solução final é a abertura de uma “operação
de (A)gentes secretos”. A chave para esse primeiro enigma é a inscrição no processo seletivo
da Cria. Após esses lançamentos, foram produzidas mais de oito peças gráficas para
divulgação no perfil institucional @sejacriaufmg.
Outro ponto fundamental para o sucesso da campanha foram os dois eventos organizados
pela VPGG, com apoio das outras diretorias. A Copa Cria, que aconteceu no dia 03 de
outubro, foi um evento de recepção da Cria com os calouros de comunicação, com muitas
dinâmicas e descontração de uma maneira jovem de ser. Já no Primeiro InPacto, no dia 09
de outubro, a empresa foi apresentada para os calouros de uma forma leve e atraente, com
pautas de membros que já passaram na empresa e que estão construindo uma trajetória
exemplar no mercado, além da ativação de parceiros, como a Sydle e a RedBull. Esses
pontos de contato presenciais foram cruciais para despertar o interesse das pessoas na
Cria.
Copa Cria - 03/10/2024 - Gramado do CAD 02
Primeiro InPacto - 09/10/2024 - Auditório Bicalho
Com toda essa estrutura de divulgação, o processo seletivo iniciou no dia 11 de outubro, com
33 inscrições, o que é um número alto em comparação com outras edições. Ademais, tiveram
uma diversidade de inscritos dos três cursos da área da comunicação, atingindo o objetivo
traçado em agosto. “O engajamento dos calouros com a campanha trainee foi extremamente
positivo, considerando as minhas experiências e relatos externos sobre os processos
seletivos anteriores.” de acordo com Willian, Coordenador de Gente da Cria.
Para os membros atuais da empresa, foi gratificante ver o esforço de toda a construção que
teve muito zelo por cada estratégia pensada e o resultado obtido. Willian comenta a reação
com a repercussão da divulgação: “fiquei surpreso quando chegou o prazo final de inscrições
e tivemos um número maior do que esperávamos! Como tenho um maior contato com os
participantes do processo seletivo, estou bastante satisfeito com a interação deles nas ações.
Um case de sucesso muito valioso para a Cria.”
Segundo Bianca, assessora de marketing, “a campanha PS foi minha primeira experiência
com produção de identidade visual. Foi um momento de grande aprendizagem,
principalmente na busca de referências e na utilização de softwares como Figma e Illustrator”.
A partir desse depoimento, é possível afirmar que a campanha impacta positivamente o
público-alvo, bem como os próprios membros da empresa, entregando desenvolvimento
profissional em diferentes hards skills.
A entrega dessa campanha foi mais um case de sucesso para a Cria UFMG nesses 25 anos
de história. O objetivo inicial não se encerra no processo seletivo, já que ele transcende as
estruturas organizacionais da empresa, desenvolvendo novos indivíduos em uma experiência
incomparável de Movimento Empresa Júnior. Afinal, no fim, é tudo sobre formar pessoas!
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