Central de Lideranças 2025: onde o propósito encontra a ação e transforma as lideranças da cria

Em sua segunda edição, o evento organizado pelo Núcleo  Central fornece clareza estratégica e emocional para o futuro do MEJ.

Por Tairyne Langsdorff


A Central de Lideranças (CDL), evento realizado em 27 de Setembro no CEFET Nova Suíça, com o tema "Onde o propósito encontra a ação", afirmou seu papel como um divisor de águas na jornada das lideranças da Cria UFMG.

O evento é a segunda edição que conecta e desenvolve lideranças do Núcleo Central e reúne pessoas que acreditam no impacto coletivo e na força da liderança para transformar realidades. Alinhado a esse propósito, o CDL 2025 comprovou que o sucesso no Movimento Empresa Júnior (MEJ) depende da união desses dois pilares: a clareza estratégica e o sentido de pertencimento.

Para os membros da Cria que participaram, o CDL foi muito mais do que um encontro técnico; foi um "choque" de realidade que tornou a ideia de ser uma liderança mais concreta e palpável. Lideranças e assessores voltaram com um senso renovado de propósito e uma visão afiada para guiar o próximo ciclo.

Membros da Cria UFMG conheceram mais sobre liderança no evento da Rede Central.

A ação estratégica na ponta do lápis

Um dos maiores ganhos do CDL foi a clareza sobre a visão estratégica: um dos focos do evento. Gabriel Xavier, Coordenador de Planejamento na Cria, ressaltou o valor das pautas mais técnicas, como a pauta Liderança e protagonismo no MEJ para além da EJ, voltado para líderes das empresas juniores, especialmente aquelas que detalharam a diferença entre o Planejamento Estratégico (PE) da Rede e o das EJ’s. 

Sérgio Silva, Assessor de Projetos, mencionou que a discussão trouxe uma base mais estruturada para o planejamento de suas ações dentro da Cria, ajudando a combater a superficialidade:

"Achei que a pauta trouxe uma base que eu não tinha antes: a questão de pensar um pouco mais estrategicamente para passar pelo processo eleitoral", ele comenta.

A troca de experiências no evento permitiu que as lideranças da Cria percebessem o que é a ação real de uma gestão, garantindo que o plano de trabalho futuro seja concreto e alinhado aos objetivos de alto impacto da empresa.

O propósito que motiva a liderança

O CDL também se destacou pelo seu conteúdo focado no desenvolvimento pessoal e na cultura da EJ, reforçando o propósito do tema central e a crença no "impacto coletivo". Mariana Queiroz, Assessora de Projetos, revelou que o evento mexeu profundamente com seu emocional, especialmente ao trazer à tona a importância do pertencimento e da redescoberta do "porquê" estar na Cria e no MEJ.

Para ela, o evento foi um "choque", que a fez perceber que o caminho da liderança está logo ali e que ela deseja ser alguém que vai causar impacto na vida das pessoas e construir um legado. Sérgio sintetizou esse aprendizado emocional com uma poderosa lição:

"Sem dúvida nenhuma a principal lição foi que não é sobre mim. É muito mais sobre o que você vai fazer com as pessoas e como você vai ajudar para formá-las", ele fala.

A virada de chave: um "começo" tátil

Tanto para quem já liderou quanto para quem está começando, a Central de Lideranças serviu como um marco para o futuro da Cria. Para Gabriel Xavier, a experiência foi reafirmadora, dando-lhe uma "sensação de propósito muito grande". Ele acredita que o CDL traz uma realidade muito mais tátil para todos que têm interesse no eleitoral.

Sérgio Silva, olhando para a frente, resumiu a experiência em uma única palavra: "começo". "Eu sinto que o CDL foi uma virada de chave para eu ter certeza que eu quero continuar no movimento e me tornar líder. Foi o começo de uma história, do meu caminho como uma liderança. Ali, com certeza, vai ter sido um divisor de águas", o assessor destaca.

Ao unir o desenvolvimento pessoal com as ferramentas de gestão, o CDL empoderou os membros do Núcleo Central. Logo, trouxe uma noção de que a próxima gestão será construída de uma forma ainda mais colaborativa e dedicada, em que o propósito encontra a ação.


Comentários