TipCom: o evento que transforma trajetórias e expande os limites da comunicação
Por Sthefany Luize / @sthefany.luize
Em um cenário onde a comunicação evolui em ritmo acelerado, entender as transformações do mercado e acompanhar as novas formas de se conectar com o público deixou de ser diferencial. Virou necessidade. E é claro que a maior empresa júnior de comunicação do país não poderia ficar de fora. Venha conhecer a TipCom, um evento organizado pela Cria UFMG, que não apenas acompanha as tendências do momento, mas propõe uma imersão nas possibilidades que moldam o presente e o futuro da comunicação.
Para quem não sabe, a TipCom (Tendências, Ideias e Práticas da Comunicação) é um evento organizado pela Cria anualmente desde 2011. Ao longo dessa incrível trajetória, a TipCom vem se consolidando cada vez mais como um ponto de convergência entre profissionais e estudantes da comunicação, e isso está bastante alinhado com o objetivo central por trás da criação desse evento: o de conectar. Conectar profissionais renomados a estudantes inquietos, tendências globais a práticas locais, e ideias disruptivas a desafios reais do mercado.
Acervo da Cria |
Desde o início, a TipCom tem um propósito claro: construir uma ponte entre estudantes curiosos e o mercado sênior da comunicação. Por meio da união, em um mesmo espaço, de palestras e workshops ministrados por profissionais renomados de diversas subáreas da comunicação, o evento promove conexões que impulsionam trajetórias. E por falar em trajetória, como você acha que a da TipCom foi construída? Um dos maiores eventos de comunicação do meio acadêmico de Belo Horizonte não surgiu da noite para o dia, muito pelo contrário: foi fruto do trabalho de dezenas de estudantes de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda que passaram pela Cria e deram tudo de si para fazer com que cada edição fosse inesquecível.
Até 2011, a Cria realizava a “Semana do Conhecimento”, que pode ser descrita como a antecessora da TipCom. Ela foi uma estratégia para expandir a presença da Cria dentro da UFMG e consolidar sua atuação no mercado de trabalho. A iniciativa foi um pontapé essencial para o posicionamento da empresa, porém sua estrutura muitas vezes causava insatisfação no público e nos organizadores, uma vez que os palestrantes muitas vezes eram compostos somente por professores do departamento de comunicação da universidade e por pós-criers. Foi daí que surgiu a necessidade de ligarmos o flash. Já era hora de usarmos da nossa visão criativa e a paixão pela Cria para, como o próprio slogan da TipCom diz, “expandir os limites” de uma ideia.
Foi assim que no segundo semestre de 2011, a Cria criou um evento mais prático, com oficinas e a participação de profissionais e empresas da comunicação. Com isso, foi necessário pensar em um nome mais atrativo do que o anterior e, assim, surgiu o “Tendências, Ideias e Práticas da Comunicação” que em uma sigla traduz o impacto que queríamos promover com a TipCom. Desde então, a Cria vem realizando esse evento ano após ano, cada qual com estrutura e personalidade própria da gestão vigente no momento, mas sempre mantendo o objetivo central do evento à vista: o de conectar pessoas.
De maneira geral, a TipCom é um mecanismo estratégico poderoso para posicionar a Cria no mercado da comunicação. Promover um evento de proporções tão extraordinárias coloca nossa Empresa Júnior em evidência, consolidando sua relevância e potencial de impacto. Para os palestrantes, é uma ótima oportunidade de cultivo de conexões com futuros profissionais e compartilhamento de experiências. Para o público composto por estudantes do ensino básico, universitários, profissionais de comunicação ou aqueles que têm vontade de aprender mais, é uma experiência extremamente enriquecedora que em todas as edições marca aqueles que participam, sendo muitas vezes um momento de insights, crescimento e muita aprendizagem.
Além disso, a TipCom representa uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional para os membros que integram sua organização. Grande parte deles vivencia, pela primeira vez, a experiência de planejar e executar um evento dessa dimensão. São muitos os desafios, e a responsabilidade é grande. Mas é justamente nesses momentos que o valor de "Arriscar, Aprender, Ação!" se faz mais presente, impulsionando cada membro a crescer diante das incertezas e a se fortalecer com cada conquista. O livro “Cria 25: Nossas histórias, conquistas e impactos” reforça o caráter transformador da TipCom.
“Definitivamente a TipCom [...], é um dos maiores feitos da Cria, e é a maior oportunidade que nossos membros têm de se conectar com profissionais estabelecidos da Comunicação, além de nos permitir ter a experiência de realizar um evento de grande proporção. Por meio da TipCom, consolidamos a Cria cada vez mais no mercado, nos conectamos com outros estudantes e profissionais e imergimos de fato nas tendências, ideias e práticas da Comunicação” (pág. 127)
E esse desenvolvimento é ainda mais desafiador e impressionante para quem está na linha de frente na organização do projeto: o(a)s diretores de marketing. Os três últimos que aceitaram o desafio de liderar o maior orgulho e legado da Cria deixaram sua marca de forma única. Cada um enfrentou contextos diferentes, tomou decisões difíceis e conduziu equipes com criatividade, ambição e coragem. Na edição de 2023, Matheus Santos, Diretor de Marketing 2023/1, abraçou a missão de trazer de volta a TipCom após a pandemia. O desafio foi grande por não ter tido o evento em 2022 e pelo fato de os membros estarem retornando às atividades presenciais. No entanto, o evento foi um sucesso contando com diversas parcerias como a agência de Live Marketing doBrasil, a agência de comunicação Lápis Raro e a centenária sorveteria São Domingos e variados palestrantes renomados como Carlos Eduardo Alvim, repórter da Rede Globo, Matheus Gabriel, fundador do Café com Briefing e Liliana Junger, repórter e apresentadora da Globo de Minas, entre vários outros profissionais incríveis.
Instagram da TipCom: @tipcom_
E a próxima edição não ficou para trás. Pela primeira vez na história da TipCom, o evento foi realizado fora da UFMG, em um lugar de peso: a sede da Hotmart, uma das maiores empresas de produtos digitais do país. A Júlia Travaioli, Diretora de Marketing 2024/1, assumiu o valor (in)pacto e inovou ao fechar parceria com a empresa, garantindo não só um espaço inédito para sediar a TipCom, mas também um dos principais apoios institucionais da edição. Uma conquista que mostra como o evento continua crescendo e como a Cria segue deixando sua marca no mercado. Além disso, trouxe palestrantes memoráveis como Débora Santos, formada em marketing e Key Account Manager da Hotmart e Fabiana Almeida, repórter e apresentadora da TV Globo, entre outras personalidades marcantes.
Instagram da TipCom: @tipcom_ |
Agora falando um pouco mais sobre a TipCom de 2025, dirigida por Cecília Ferreira, Diretora de Marketing 2025/1, essa promete inúmeras novidades que enriquecem a trajetória do evento e consolidam ainda mais a presença da Cria no mercado da comunicação. Pela primeira vez, a edição deste ano irá contar com a definição clara de um tema que visa nortear as pautas dos palestrantes a fim de que as expectativas do público sejam totalmente satisfeitas no final do evento. Tendo o futurismo escolhido como a essência da edição, a Tipcom 2025 abordará a dominação da tecnologia sobre os processos da comunicação através do tema “O futuro é imersivo?”. Inspirado na identidade visual da TipCom, cujos elementos remetem à uma essência futurista e tecnológica e no livro “Marketing 6.0” de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o conceito dessa edição se apoiará, primordialmente, na eliminação de fronteiras entre os universos físico e digital, e na imersão do público na proposta do evento.
Com isso, a produção visual no instagram do evento @tipcom_ e no LinkedIn da Cria UFMG vem marcando presença ao apostar em conteúdos que dialogam diretamente com a proposta da edição. As postagens exploram como a tecnologia tem transformado a atuação de profissionais da área e destacam as principais tendências, ideias e práticas que estão moldando o presente e o futuro da comunicação.
Instagram da TipCom: @tipcom_
Assim como em edições anteriores, um dos maiores desafios por trás da organização de um evento tão grandioso quanto a TipCom é encontrar parcerias sólidas e nesta edição isso não é diferente. Além disso, há agora a necessidade de garantir um local que acomode a quantidade prevista de convidados, parceiros e público, mantendo a experiência à altura do que o evento representa. Mas, como em toda trajetória da Cria, é justamente nos desafios que os membros se fortalecem e inovam. Com criatividade, união e persistência é inegável que iremos entregar mais uma TipCom memorável, como sempre fizemos. A lista de parceiros e palestrantes ainda é confidencial, mas você pode acompanhar todas as novidades em primeira mão pelas nossas redes sociais. E, claro, não deixe de participar da TipCom: um evento feito para quem quer se conectar com o que há de mais atual na comunicação.
Comentários
Postar um comentário