EMEJ 2025 e 30 anos da FEJEMG: um marco histórico do MEJ mineiro em Ouro Preto
Por ThiagoCardin / @thiagocaardin
No mar de morros da Serra do Espinhaço de Minas Gerais, existe uma pequena, mas imponente cidade. Com suas famosas vielas cheias de barroco mineiro, pedregulhos, lamparinas e esquinas que gritam de histórias, Ouro Preto é um lugar que respira memória. E é exatamente ali, nessa paisagem bucólica e cheia de passado, que vai acontecer o EMEJ 2025, uma edição especial do Encontro Mineiro de Empresas Juniores que celebra os 30 anos da Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (FEJEMG).
Gestão FEJEMG no EMEJ 2024. |
Com três décadas de impacto, inovação e protagonismo estudantil, a FEJEMG consolida sua história em um evento que promete marcar gerações. Organizado anualmente pela federação, o EMEJ 2025 é o maior evento da rede mineira, criado com o intuito de promover um espaço de celebração, integração, troca, estudo e construção coletiva para os empresários juniores, fortalecendo os laços entre núcleos e EJs e conectando diferentes gerações do movimento e relembrando sua história.
Além de seu valor simbólico, o EMEJ se firma como um dos pilares estratégicos da atuação da FEJEMG. Ao reunir empresários juniores de todos os núcleos mineiros - Central, Norte, Sul, da Mata, Vertentes, Vale do Aço e Triângulo -, o evento propicia o encontro de múltiplas realidades, fortalecendo a diversidade de olhares que compõem o Movimento Empresa Júnior. Durante os três dias de programação, os participantes são imersos em trilhas de conteúdo que abordam desde liderança e inovação até impacto social e desenvolvimento regional. Palestras, painéis, dinâmicas e momentos de cocriação criam um ambiente fértil para a troca de experiências, construção de repertório e amadurecimento das EJs e dos seus membros enquanto agentes de transformação. O EMEJ funciona então como um catalisador do crescimento coletivo da rede mineira, promovendo alinhamento entre os núcleos, inspiração para o ciclo que se inicia e uma visão ampliada sobre o potencial do movimento no estado.
Para quem está nos bastidores da organização, o EMEJ 2025 também carrega um peso simbólico e emocional. Marcella Reis, coordenadora de comunicação do time do evento, compartilhou como essa edição tem um significado único em sua trajetória: “O EMEJ tem um valor muito especial pra mim por conta do meu último ano com ele, nunca vivi o evento como congressista, apenas como time EMEJ, mas foi um dos momentos mais cruciais e importantes dentro da minha trajetória no MEJ.” Estar hoje à frente da construção do evento e comemorar os 30 anos da federação reforça, para ela, o sentimento de pertencimento e gratidão: “Carrego a FEJEMG com muito carinho e sinto um amor tão grande pela federação que é até difícil de explicar o sentimento.” Para Marcella, essa edição será marcante não só pela grandiosidade do evento ou pela história que carrega, mas também por acontecer em Ouro Preto. Cidade que, segundo ela, “reflete e muito na história da nossa Federação.”
Com a localização do evento revelada, a data se aproximando e as informações sendo liberadas periodicamente, a empolgação transborda do time de produção do evento e começa a tomar conta dos integrantes mineiros do MEJ. Conversei um pouco com um pessoal que vai estar presente nos três dias de evento, e em cada conversa, a expectativa é quase palpável. Marcela Pires, que já esteve presente em alguns eventos do movimento, compartilhou: ”Eu estou bem ansiosa para o evento, como já fui pra outros eventos do MEJ, sei que vai ser um lugar bem bacana para aprender mais profissionalmente e também conhecer pessoas, ainda mais que é o maior evento da rede! Acho que o networking que esses eventos proporciona é essencial, tanto para o crescimento pessoal, quanto para o crescimento da EJ.”
O EMEJ 2025, então, se aproxima como um encontro em uma fenda do espaço-tempo. Um espaço onde a memória da Federação encontra o entusiasmo de novas gerações, e onde cada detalhe, de quem organiza a quem participa, carrega consigo o propósito de construir algo maior.
Comentários
Postar um comentário