Eleição do DA: disputa acirrada define novos representantes do Diretório Acadêmico da FAFICH 2025
Por Henrique Aguiar / @henrique.aguiarg
Nos dias 7 e 8 de maio ocorreu a votação entre as chapas concorrentes a próxima gestão do Diretório Acadêmico (DA), com o resultado divulgado no dia seguinte (9/05). A coleta de votos aconteceu no 2° andar do prédio da FAFICH, em frente à cantina.
Imagem da entrada principal do prédio da FAFICH. Via website Universidade Federal de Minas Gerais |
Após a apuração do resultado, a Chapa 1 - “sem recuar para a luta avançar” foi eleita com 380 votos, seguidos de 345 votos para a Chapa 2 - “Carangola” e 157 votos para a Chapa 3 - “por isso me grito”. Além disso, houveram 9 votos nulos.
Segundo a homologação feita pela Junta Eleitoral do Processo Eleitoral 2025 ao Diretório Acadêmico Idalísio Aranha, a chapa vencedora contou com o maior número de membros e apoiadores, sendo 28 e 78, respectivamente. Esses dados demonstram como o trabalho de um grupo expandido pode fazer a diferença em um alcance maior para a campanha de candidatura. As campanhas foram realizadas através de ações presenciais no prédio da FAFICH, como distribuição de panfletos aos estudantes contendo as propostas de atuação da chapa, além de debates na Arena da FAFICH, onde os concorrentes tinham a oportunidade de discutir suas ideias.
Foto dos integrantes da chapa eleita. Via Instagram |
Mas afinal de contas, o que é um DA? O Diretório Acadêmico (DA) é uma entidade estudantil que representa os alunos de um curso ou faculdade, defendendo seus interesses e promovendo a integração entre os estudantes. Eles organizam atividades acadêmicas e culturais, além de defender os direitos dos alunos. Neste caso, o DA está representando os estudantes dos cursos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. O mandato da chapa eleita é vigente por um ano, logo sua atuação será durante o ano de 2025.
Para entender melhor algumas questões, é importante conhecer um pouco mais das intenções da chapa eleita.
A respeito de suas ideias, em sua Carta Programa para o D.A FAFICH, eles apresentam a proposta de ocupação e transformação dos espaços da FAFICH como forma de promover cultura, lazer, autonomia estudantil e resistência política. A chapa critica ações da Reitoria e da Diretoria, como a retirada de ambulantes e o controle por catracas, denunciando a elitização do campus e a criminalização de manifestações estudantis. Defende-se uma universidade viva, aberta e popular, que vá além da sala de aula e garanta o acesso irrestrito aos seus espaços como ferramenta de expressão, convivência e luta por direitos. Para mais informações e detalhamento, o documento está disponível no instagram @chapa1semrecuar.
Diante disso, deseja-se que os representantes dos estudantes possam fazer uma boa gestão, que traga avanços na garantia de direitos de quem vive a universidade, além de, à parte do posicionamento, tomem decisões que priorizem o bem-estar dos estudantes do prédio das Ciências Humanas.
Comentários
Postar um comentário