Cadê a Gaga? O sumiço do nome da estrela nas propagandas do show no Rio
Por Bruna Apolinário / @apolinariobru_
É quase impossível que você nunca tenha ouvido falar da icônica frase “Brazil i'm devastated”, nascido de publicação feita pela própria Lady Gaga em 2017, quando a cantora precisou cancelar sua apresentação no país. A frase, porém, oriunda de um empecilho causado por um problema de saúde da estrela, gerou o meme “ela não vem mais”, utilizada pelos fãs da cantora ao comentar sobre o cancelamento do show. Contudo, atualmente, 8 anos depois, o meme continua plenamente utilizado, mas agora por outro motivo e em tom de dúvida: a ausência do nome de Lady Gaga nas propagandas do show no Rio.
Fonte: X |
Assim, depois de muitas suposições e suspeitas, no dia 21 de fevereiro de 2025 o show foi oficialmente confirmado, e como comprovação, Lady Gaga não deixou de fazer uma postagem apostando que seria uma apresentação inesquecível.
Fonte: Instagram oficial da artista |
O projeto “Todo mundo no Rio”, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Bonus Track, é um evento que apresenta uma série de megashows gratuitos de música internacional, na areia da Praia de Copacabana, e também busca transformar o primeiro final de semana de maio na data “para todo mundo estar no Rio”. O projeto, que se iniciou com a maior diva do pop, Madonna, e agora Lady Gaga, coloca toda a economia da cidade para girar, e o patrocínio da Corona já está confirmado por 4 anos, já que a Prefeitura do Rio já confirmou que vai ter Todo Mundo no Rio, no mínimo, até 2028.
Mas então, a dúvida que ficou é: porque depois de serem colocados cartazes com o nome da Gaga, o mesmo desapareceu das campanhas dos patrocinadores?
Tudo ficou ainda mais confuso quando um painel gigante com a imagem da cantora foi instalado no Túnel Engenheiro Coelho Cintra, em Botafogo, e logo foi retirado e substituído por outro com a marca “Todo Mundo no Rio”. Paralelamente no X, o meme “ela não vem mais” entrou nos trending topics com mais de 5 mil postagens, e até o Prefeito debochou da situação.
Fonte: G1 |
Fonte: G1 |
O motivo, porém, se trata de uma burocracia. Isso porque o contrato que Gaga assinou com a Bonus Track e a Prefeitura do Rio de Janeiro não prevê autorização do uso de sua imagem, ou mesmo do nome - Lady Gaga - para ações promocionais de empresas envolvidas. Assim, para que um patrocinador conseguisse utilizar a imagem da cantora, era necessário que fosse assinado um contrato à parte, que, no caso, nenhuma marca assinou. Algo similar aconteceu com Madonna no ano passado, quando ela inaugurou os shows do projeto “Todo mundo no Rio”, mas na época, o Itaú assinou o contrato com a diva pop anteriormente, e usou e abusou da sua imagem, e seu nome, para realizar campanhas, comerciais, e conteúdos para redes sociais.
Fonte: B9 |
Dessa forma, a única empresa que foi autorizada a usar a imagem de Gaga foi a Globo, que segundo o G1, firmou contrato de transmissão, e não de patrocínio. Apesar da ausência da imagem de Lady Gaga para a divulgação do show, o evento, que aconteceu no dia 1° de maio de 2025, foi o maior show da sua carreira e fez história para os brasileiros.
Segundo o jornal O Globo, o show de Lady Lady Gaga na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, custou por volta de R$ 92 milhões à organização do show, segundo pessoas que participaram dos bastidores do grande evento carioca, mas o cachê da cantora não foi revelado. Também segundo o jornal, o orçamento total do show, que gerou uma movimentação de mais de R$ 600 milhões na economia da cidade, foi compensado com os apoios de diversos patrocinadores — o preço inclui não só o cachê da artista, mas todas as despesas com transporte, contratação de equipamentos, além da hospedagem de Gaga e sua comitiva no Rio de Janeiro.
Além disso, dentro do orçamento do show (R$ 92 milhões), contou-se com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo Estadual, ambos no valor de R$ 15 milhões. A Bonus Track, produtora do show de Gaga, também teve o patrocínio de 12 marcas, que garantiram o restante do suporte.
Fonte: O Globo |
O show da Lady Gaga em Copacabana reuniu 2,1 milhões de pessoas, segundo estimativas da Riotur. Quanto aos imigrantes, dados preliminares da Embratur indicam que 65 mil dos visitantes que chegaram à cidade eram estrangeiros. No entanto, o número total de imigrantes presentes no show não foi especificado. Mais de dois milhões de pessoas se deslocaram de suas casas, cidades e até de outros países para vê-la de perto — um movimento de fãs que transformou o show em um momento ainda mais especial, carregado de emoção coletiva e devoção genuína.
Apesar do mistério por trás da publicidade e da ausência de seu nome nas campanhas finais, Lady Gaga brilhou como só ela sabe fazer. O show no Rio foi mais do que um espetáculo musical: foi uma performance histórica, intensa e carregada de significado. Cada música parecia costurada a dedo numa narrativa que revisitava os altos e baixos de sua carreira — uma verdadeira jornada artística traduzida em luz, som e emoção.
Foram longos anos de espera, adiamentos e expectativas acumuladas, mas tudo se justificou em cada nota cantada, cada figurino exuberante, cada olhar para o público. Gaga entregou o que prometeu sem precisar dizer uma palavra fora do palco.
No fim, foi puro ato artístico — daqueles que não precisam de propaganda para ficar marcados na memória de uma geração inteira.
Fonte: Pinterest |
Comentários
Postar um comentário