Copa Cria: Como nosso Processo Seletivo inicia-se do jeito jovem de ser
Diego Benjamin / @dibenjamin_
Um dos pilares da CRIA UFMG é a criatividade e o jeito jovem de ser, e um dos maiores exemplos disso é a Copa Cria. Vamos entender melhor do que se trata?
A Copa Cria é um dos primeiros contatos com os nossos futuros trainees. O evento ocorre logo nas primeiras semanas do semestre letivo, composta de uma série de dinâmicas ao longo da tarde. O nosso público-alvo são os calouros dos cursos de comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas). Uma vez que, logo no fim da tarde, abrimos o Processo Seletivo e fazemos um convite aos participantes para se inscreverem. Contudo, a atividade é aberta para todos que queiram participar.
Agora, vamos entender o que aconteceu na edição deste ano.
A Copa Cria 2025/1 ocorreu no gramado em frente ao CAD 2, ali mesmo foi estendido o bandeirão da CRIA, que terminou o dia bem sujo e poderia fazer qualquer um ponderar: “quem vai lavar aquilo?”. Logo após a chegada de todos, foi feita uma roda de apresentações e a divisão de grupos para as dinâmicas.
As dinâmicas que ocorreram, além de serem formas de entretenimento, serviram para testar e exercitar habilidades tais como trabalho em grupo, resolução de problemas, pensamento criativo e capacidade comunicativa, habilidades fundamentais dentro da nossa EJ! Mas não se engane, os resultados não são levados em conta no nosso Processo Seletivo.
O primeiro desafio era só para aquecer e envolvia um quiz sobre a UFMG e a CRIA num geral. O segundo já era mais complexo e exigia muita criatividade dos competidores. A ideia era convencer o nosso time de jurados a comprar um item futurista, sendo que esse poderia ser uma moeda do tempo, um tênis antigravidade, um perfume digital e um fone tradutor. Já o último era mais para descontrair e um envolvia descobrir o nome da música que tocava antes dos grupos rivais.
Para entendermos melhor como a Copa Cria foi planejada, falei um pouco com o Thiago Cardin, assessor de Marketing. O estudante de publicidade e propaganda me contou que o maior problema foi pensar em como alinhar as dinâmicas com o tema futurístico do processo seletivo. Outra questão relatada foi a necessidade de tornar antigas atividades que envolviam esforço físico intenso em desafios mais acessíveis para pessoas com deficiência motora, assim mais estudantes poderiam participar.
E o dia também foi marcado por alguns momentos inesperados, como 40 celulares apitando em uníssono um alerta da Defesa Civil: chuva de granizo! Felizmente, o alerta não passou de ameaça e o evento climático não deu as caras por lá.
Fonte: Arquivo Pessoal |
Também é interessante entendermos como foi a experiência de quem estava do outro lado. Para isso, conversei com Alice Almeida, caloura de Publicidade e Propaganda que estava lá. “Para mim a experiência da Copa Cria foi muito massa porque até aquele momento a gente não tinha muitas informações além do serviço prestado pela Cria. Conhecer a equipe que trabalha lá foi muito legal, vi que são pessoas novas que estão aprendendo assim como eu. O que me deixou ainda mais entusiasmada”.
Com essa fala podemos evidenciar o valor da Copa Cria. Para além de um momento de diversão é também uma oportunidade para nossa equipe de Marketing atrair mais inscritos para o processo seletivo e, mais importante do que isso, para que esses inscritos em potencial possam conhecer um pouco mais do nosso time e ter uma prévia do que é ser parte da Cria!
realmente a copa cria é muito legal, adorei participar pela 2° vez!!
ResponderExcluir