A notável história da Cria UFMG: A apresentação de um caso de sucesso em Milão em 2010

  Por Ludmyla Benevenuto / @ludmyla_benevenuto

Estão prontos para uma viagem no tempo? Hoje vamos contar como a Cria conseguiu viajar

até Milão, na Itália, para apresentar o case de sucesso "10 maneiras de fazer sua EJ virar

notícia", que já foi destaque em vários eventos do Movimento Empresa Júnior. Mais do que

uma apresentação, era um verdadeiro workshop de conhecimentos, trocas e experiências.

E o que a Cria nunca imaginou é que esse case ganharia palco na Europa. Incrível, não é?

Imagem dos empresários juniores (2010). Fonte: Reprodução Arquivo recolhido por Vinícius Gonçalves, Vice-Presidente da Cria
UFMG em 2023/2.

Para que isso ocorresse, foi necessária uma verdadeira força-tarefa de várias pessoas, pois

tratava-se do maior encontro de empresas juniores do mundo, o Junior Enterprise World

Conference (JEWC), que visa o engajamento entre as empresas juniores, abrangendo

atualmente cerca de 17 países.

Foto de João Raia. Fonte: Reprodução Arquivo recolhido por Vinícius Gonçalves, Vice-Presidente da Cria UFMG em 2023/2.

Esta foto foi capturada durante o evento JEWC em 2010, e a representação da Cria ficou a

cargo de João Paulo Raia Campus, que naquele momento ocupava o cargo de Diretor de

Arte, Marketing e era o coordenador do comitê de RSE (Responsabilidade

Socioempresarial). Devido à sua fluência em inglês, João foi o escolhido para participar

dessa aventura. Contudo, a empresa júnior enfrentava uma limitação financeira, pois os

representantes foram anunciados sem muito tempo para planejamento, impossibilitando o

financiamento da viagem de João. Apesar desse revés, os jovens empresários, verdadeiros

brasileiros, não se deram por vencidos e começaram uma corrida contra o tempo para fazer

a viagem acontecer.


Naquele tempo, a Tam, agora conhecida como Latam - a maior companhia aérea da

América Latina, oferecia um programa de passagens aéreas com desconto, que incluía

duas opções: entrar em uma lista de espera pagando 20% do valor para garantir um

assento ou pagar 10% para tentar a sorte. João optou pelasegunda alternativa. O preço

original do bilhete era R$4500, mas ele pagou apenas R$450 correndo risco de não dar

certo. Dispúnhamos de somente dois dias para obter uma vaga e, na segunda tentativa,

surgiu uma na primeira classe.


João Raia mergulhou de cabeça nesta aventura e representou a Cria UFMG com

excelência, mas nem tudo é um mar de rosas! O retorno ao Brasil seguia o mesmo 

procedimento: ir ao aeroporto, esperar por uma vaga disponível e pagar 10% do valor. Ele

partiu de Milão para Paris para pegar o avião, mas não havia vagas restantes. Naquele

momento, João se viu preso em Paris com apenas 12 euros, pois a próxima oportunidade

seria apenas alguns dias depois.


Foi então que a força da rede de empresários juniores se fez presente. João enviou

mensagens nos grupos do MEJ relatando sua situação em Paris e a falta de meios para

retornar. Em resposta, foi acolhido na casa de alguns empresários juniores por alguns dias

até que conseguiu um voo de volta.


Print de tela das mensagens postadas por João Raia no Facebook. Fonte: Reprodução Arquivo
recolhido por Vinícius Gonçalves, Vice-Presidente da Cria UFMG em 2023/2.


Parece coisa de filme, né? Esta é uma das histórias mais marcantes da Cria UFMG,

destacando a força do movimento de empresas juniores e o reconhecimento global do

nosso case de sucesso. Além disso, ressalta a importância do desenvolvimento pessoal,

exemplificado por João Raia, atualmente head de projetos e sócio-fundador da agência No

Clima, que oferece serviços de consultoria criativa em branding e employer branding,

criando conexões entre marcas e pessoas.





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