A notável história da Cria UFMG: A apresentação de um caso de sucesso em Milão em 2010
Por Ludmyla Benevenuto / @ludmyla_benevenuto
Estão prontos para uma viagem no tempo? Hoje vamos contar como a Cria conseguiu viajar
até Milão, na Itália, para apresentar o case de sucesso "10 maneiras de fazer sua EJ virar
notícia", que já foi destaque em vários eventos do Movimento Empresa Júnior. Mais do que
uma apresentação, era um verdadeiro workshop de conhecimentos, trocas e experiências.
E o que a Cria nunca imaginou é que esse case ganharia palco na Europa. Incrível, não é?
Para que isso ocorresse, foi necessária uma verdadeira força-tarefa de várias pessoas, pois
tratava-se do maior encontro de empresas juniores do mundo, o Junior Enterprise World
Conference (JEWC), que visa o engajamento entre as empresas juniores, abrangendo
atualmente cerca de 17 países.
Foto de João Raia. Fonte: Reprodução Arquivo recolhido por Vinícius Gonçalves, Vice-Presidente da Cria UFMG em 2023/2.
Esta foto foi capturada durante o evento JEWC em 2010, e a representação da Cria ficou a
cargo de João Paulo Raia Campus, que naquele momento ocupava o cargo de Diretor de
Arte, Marketing e era o coordenador do comitê de RSE (Responsabilidade
Socioempresarial). Devido à sua fluência em inglês, João foi o escolhido para participar
dessa aventura. Contudo, a empresa júnior enfrentava uma limitação financeira, pois os
representantes foram anunciados sem muito tempo para planejamento, impossibilitando o
financiamento da viagem de João. Apesar desse revés, os jovens empresários, verdadeiros
brasileiros, não se deram por vencidos e começaram uma corrida contra o tempo para fazer
a viagem acontecer.
Naquele tempo, a Tam, agora conhecida como Latam - a maior companhia aérea da
América Latina, oferecia um programa de passagens aéreas com desconto, que incluía
duas opções: entrar em uma lista de espera pagando 20% do valor para garantir um
assento ou pagar 10% para tentar a sorte. João optou pelasegunda alternativa. O preço
original do bilhete era R$4500, mas ele pagou apenas R$450 correndo risco de não dar
certo. Dispúnhamos de somente dois dias para obter uma vaga e, na segunda tentativa,
surgiu uma na primeira classe.
João Raia mergulhou de cabeça nesta aventura e representou a Cria UFMG com
excelência, mas nem tudo é um mar de rosas! O retorno ao Brasil seguia o mesmo
procedimento: ir ao aeroporto, esperar por uma vaga disponível e pagar 10% do valor. Ele
partiu de Milão para Paris para pegar o avião, mas não havia vagas restantes. Naquele
momento, João se viu preso em Paris com apenas 12 euros, pois a próxima oportunidade
seria apenas alguns dias depois.
Foi então que a força da rede de empresários juniores se fez presente. João enviou
mensagens nos grupos do MEJ relatando sua situação em Paris e a falta de meios para
retornar. Em resposta, foi acolhido na casa de alguns empresários juniores por alguns dias
até que conseguiu um voo de volta.
Parece coisa de filme, né? Esta é uma das histórias mais marcantes da Cria UFMG,
destacando a força do movimento de empresas juniores e o reconhecimento global do
nosso case de sucesso. Além disso, ressalta a importância do desenvolvimento pessoal,
exemplificado por João Raia, atualmente head de projetos e sócio-fundador da agência No
Clima, que oferece serviços de consultoria criativa em branding e employer branding,
criando conexões entre marcas e pessoas.
Comentários
Postar um comentário